EVOLUÇÃO DO LEVANTAMENTO DE DADOS E DA PRODUÇÃO DAS MAQUETES

     A partir dos comentários feitos na aula passada, fiz novas maquetes, com base nas orientações feitas, e continuei a problematizar as questões já apresentadas.

    A primeira maquete refeita foi a da fachada. Ela passou a ter as delimitações e as dimensões dos quartos principais, do segundo e do terceiro andar, além de ter a medida da calçada, a da rua e a do começo do prédio, localizado do outro lado da rua. Ela foi construída em uma escada de 1/60.

    Já a segunda, foi a do meu quarto, que agora está em uma escala de 1/40. A parede da janela passou a ser feita de papel comum, para que fosse possível, com maior facilidade, testar as diferentes possibilidades da articulação da janela e do "parasita". Além disso inclui a minha cama, já que ela poderá ser movida de lugar.

    Um dos principais problemas que encontro, em meu quarto, é falta de privacidade. Através da criação de um espaço superior a ele, ligado por uma escada ou por um pequeno elevador, será possível desviar atenção da janela e, também, bloquear, em parte, a visão do meu quarto. A expansão teria, a partir do "espaço aberto", no terceiro andar, cerca de 2,5 m e, assim, totalizaria 5,2 m de comprimento, 1,86 m de largura e 3 m de altura. Ainda preciso de pensar mais no formato do "puxadinho", mas penso em introduzir, de alguma forma, o gradil/moldura que já existe na fachada.

    O puxadinho seria um espaço ideal para fazer trabalhos manuais e para conversar, ele teria uma grande mesa acoplada a parede e contaria com várias prateleiras, gaveteiros e bancos. Ele poderia ser acessado normalmente pela escada que leva ao terraço e eu teria, em meu quarto, uma passagem "privilegiada", já que eu conseguiria chegar nele de uma forma mais rápida e mais direta. Quase todos em minha casa fazem alguma prática manual, mas, por vezes, não há um espaço tão adequado dentro do segundo andar. Dessa forma, ele seria uma solução para as duas questões comentadas.

    Algumas medidas importantes:

Largura da calçada da minha casa: 1,25 m

Largura aproximada da minha rua: 6,5 m 

Largura aproximada da calçada + rampa do prédio: 3,5 m 


Janela do meu quarto. Ela não é centralizada.

Visão da minha janela

Visão da minha janela

Minha casa e a rua em que moro

A janela do meu quarto é a segunda

A conexão do meu quarto e do terraço se daria por meio desse espaço

Nova maquete da fachada, com as delimitações do quartos

Meu quarto está no segundo andar, ao meio



Nova maquete do meu quarto, com uma maior possibilidade para intervenção


A projeção se daria dessa maneira, mas, talvez, com um formato diferente

Comentários

Postagens mais visitadas